segunda-feira, 9 de junho de 2014

ai que preguiça das blogueiras

Plágio é crime
Já dizia um famoso carimbo (que eu mesma nunca vi) de um professor lá da ufjf. Mas começo no plágio da frase do Macunaíma porque, gente, eu amoadoro ler blogs de beleza e tal mas to com muita, muita preguiça de certas coisas. Como somos as rainhas do mimimi (bj Eve, Raquel, Mayara) e gostamos de reclamar (não sem razão) vamos lá.
Eu num guento mais entrar nos blogs e ficar vendo as palavras "look"/ "pegada" (militar/ rocker/ 60's)/ "bossa" (ao look, essa tem dose dupla)/ e mais tantas outras expressões que viraram marca registrada de posts de look do dia.
Não é que eu não goste de posts de look do dia. Eu gosto. São meninas que têm, quase sempre, bom gosto e tão a fim de passar um jeito legal de se vestir e de montar visuais bacanas. Tipo a Talita. Não é porque ela é minha prima, mas os looks dela têm um porque: a menina aprendeu e ensinou como se vestir sem ficar despejando todo seu dinheiro nas lojas. E acho que isso sim é inspiração. Isso faz com que a postagem dela tenha um propósito que não é fazer jabá/ autopromoção/ esfregar tenho-um-Schutz-e-vc-não-tem na cara da gente.
O problema é quando os posts de look do dia são nada mais que uma vitrine: pras marcas (sem aviso de publicidade), pros jabás (que não precisam desse aviso) e pros egos das blogueiras. E essa é a única circunstância em que me permito usar essa palavra horrorosa, que ela me lembra exatamente isso aqui:
(não consigo colocar o vídeo aqui, mas vejam, porfavor)

E aí eu sinto uma coisa super ruim porque eu me pego muitas vezes desejando um sapato/ um batom/ uma bolsa e aí eu lembro que porra, essas meninas nem devem gostar de nada disso. Elas ganham rios de dinheiro pra falar de produtos que ganharam. Elas vivem essa vida aí, ó, de viajar pra conhecer a fábrica da Boticário e no fim a marca leva os namorados delas pra jantar lá de surpresa. Ceis acham que isso é carinho com as blogueiras? Ce jura???
É muito mais barato botar meia dúzia de meninas meio deslumbradas num hotel do que fazer uma campanha publicitária que não dependa disso. Eu sei, eu entendo, eu concordo: os blogs são as grandes vitrines das consumidoras de cosméticos e não tá errado investir nisso. A empresa tá diparabéns. Tão certíssimos. Eu adoro O Boticário. Super recomendo os pincéis Intense.
Meu problema é quando fica todo mundo achando que o fato de elas terem ido lá (e esse é UM exemplo, quem não sabe que a moça do Garotas Estúpidas - entre outras - vai pra zoropa de grátis tb "pra cobrir evento"? e outra: que porra de nome de blog é esse?) é um amor, uma coisa linda, uma ternura. Meoamor: o nome disso na minha terra é marketing. Prazer. Encantada.
E num é que eu discorde não. Acho ótimo. Acho saudável. Tem que fazer propaganda e as empresas ganharam uma fonte inesgotável de gente que inventa os mais loucos adjetivos pra falar do produto delas com a intimidade da vizinha, da amiga. Meu medo é que o limiar da verdade se perca. Ops. Se perde. Em troca do sapato/ perfume/ creme as moças saem falando que tudo é uma maravilhacoisalindaespetáculo. E a gente vai lá e compra. Super me incluo: com a ressalva de que minha pesquisa não inclui só postagens de blogueiras.
Sempre fico confusa escrevendo mimimis pro blog, mas acho que a gente devia parar de achar que elas são deusas e merecem os fãs/ a grana/ o reconhecimento e que elas não cagam. Só acho.




4 comentários:

  1. Joyceeee, falou tudo que eu penso timtim por timtim hahaha Enfim, naquele dia a gente conversou um pouco sobre isso. Cadê a verdade, cadê a personalidade se ela é vendida?
    Esse é um mimimi sério porque as meninas novinhas tão todas achando que isso é vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem, carol, não tem verdade.
      depois da nossa conversa isso de fato agarrou na minha cabeça e tive q escrever aqui. é foda, ne, a gnt tb tem blog e a coisa td é bem legal. mas aí vem a profissão blogueira e caga tudo.

      Excluir
  2. tin tin, tintin, tim tim, sei lá hahahaha

    ResponderExcluir