domingo, 8 de dezembro de 2013

Dicas para professoras - nós e o giz

     Se tem uma coisa que destrói cutículas essa coisa é o giz. Depois que minha carga horária aumentou, percebi que minhas mãos e unhas ficaram muito mais ressecadas, e as tais pelinhas levantam muito mais dos lados das unhas, mas daquele jeito doído mesmo. Além disso, as digitais vão sendo comidas (sério! minha tia passa aperto com a biometria do plano de saúde), as roupas vão sendo comidas, as bolsas... tudo! rsrs Eu gosto muito de dar aula em quadro negro e detesto quadro branco, mas o giz dá muito esses problemas. Ontem senti um arranco no meu dedo, e era um quase corte de giz - muito doloridinho.
     Nem preciso dizer que, se você tem uma mãe/ pai/ cônjuge/ amigo que é da profissão, vale pra eles também! Ainda que seu marido vá rir na sua cara se você meter a cerinha Granado na bolsa dele, não custa incluir um bom hidratante noturno na rotina dele.
     Ficam aqui umas dicas:
1) O tão recomendado por mim creme da Nívea - Milk (o azul escuro). Ele serve para pele seca a extra seca, eu uso no corpo todo e é uma mão na roda pras mãos.
2) Lave a mão com sabonete depois da aula. Muitas vezes o que acontece é que a gente põe a mão debaixo d'água e sai aquele caldo amarelo de giz e água, além do alívio de tirar aquele pó da mão. Mas eu observei que só a água não tira tudo e, ainda mais se a mão estiver já ressecada, aquele pó fininho do giz entra nas linhas da mão. Tensíssimo.
3) Use sabonetes hidratantes. Eu já sou a pessoa mais alérgica do Brasil e há tempos só uso Dove - sabonetes comuns me matam de coceira devida ao ressecamento. Um sabonete que é puro detergente não te ajuda em nada nessa parte - ele limpa, mas ajuda a ressecar.
4) Carregue creme/ cerinha Granado na bolsa. Acabou a aula e ainda vai ter que almoçar e dar mais aula depois? Tem reunião de pais? Vai pra bandidagem e não vai dar pra passar em casa? Não tem coo deixar pro outro dia. Hidrate tudo, ainda que tenham mais aulas mais tarde, prometo que vale a pena.
5) Tenha roupas de dar aula. O giz castiga as roupas. Se você trabalha num ambiente que exige uma vestimenta mais social/ chiquezinha, você vai ter dó de usar suas roupas mais legais e estragá-las! Tenha roupas específicas para trabalhar; não precisa gastar com isso. Pode até mesmo ser aquela roupa legal que você já usou muito para sair mas ainda tá ótima.
6) Tenha uma bolsa resistente de trabalho. Aqui não vale aquela bolsa feiosa que a Prefeitura distribuiu na última reciclagem, mas também você não vai empanar de giz a sua riqueza da Luz da Lua. Tenha uma bolsa resistente pra carregar seu material e que segure bem a onda do giz, além de ser impermeável - pra chuvas ocasionais não transformarem as provas dos seus alunos numa massa disforme.
7) Cuidado com a cara de palhaço. Essa não entra no quesito ressecamento, mas no palhaçada de aluno. Quem nunca saiu da sala e entrou no banheiro dando de cara com uma manchona de giz laranja na testa? Cuidado pra não se pintar toda e motivar os bilhetinhos e risadinhas maldosas dos seus adolescentes.

Mais alguma coisa que vocês queiram partilhar? Eu amo giz, mas tem hora que me mata de raiva.
*o desgrude não trabalha com conteúdo pago. os produtos e serviços indicados são descritos espontânea e livremente, de acordo com a minha opinião.
*o(s) produto(s)/ serviço(s) dessa postagem foi(foram) comprado(s) por mim.
 

4 comentários:

  1. Que dica ótimas!!!! Minha mãe é professora e às vezes nem faz as unhas das mãos por causa disso, fica feio muito rápido. Roupa e bolsa próprias pra levar pra sala de aula ela tem, mas não anda com creme hidratante.
    Vou passar essa dica pra ela!! É uma coisa tão óbvia né, mas eu nunca tinha pensado!

    bjs
    www.blogeuquefiz.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, apenas honrada com sua visita! Já sou sua leitora!
      Poooxa vida, deixar de fazer as unhas ramás! O creme ajuda móito nesse quesito manter o esmalte bonito. E o resto tb.
      :)

      Excluir
  2. As professoras me arrumam pra passar muita tarefa no quadro mais de uns dias pra ca minhas maos estao ficando ressecadas e minhas unhas estao quebrando com mais facilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso também depende da época da vida, né... hormonalmente temos épocas e épocas, cada mês, cada ano... mas que o giz arrebenta, isso, arrebenta. seguindo essas dicas aí de cima pelo menos os danos do giz dá pra driblar legal :) o resto é alimentação, água e creme, muito creme

      Excluir