segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Ah, a academia

Quanto mais eu descubro e aprendo sobre o sistema educacional brasileiro mais eu gosto dos meus livros - de maneira independente da escolástica, que fique claro.
Como diz uma grande professora, as faculdades vem mentindo pra sociedade ha tempos. Comassim? Assinando um diploma, elas estão afirmando pra sociedade que o profissional está qualificado (com tudo que vem junto com essa palavra) pra atuar na profissão.
Gente, e tem hora que é uma mentira deslavada. Professores nos formam com o sovaco over and over again. Posso falar com segurança que o que aprendi de gramática do português eu devo basicamente à Fátima (e meu esforço), minha professora de português do colégio (e tantos outros na mesma escola). Se hoje faço um pouco da minha vida profissional dando aula disso, nada tem a ver com meu diploma de licenciada em letras. Só um exemplo, porque o problema vai muito além da deficiência curricular, que talvez seja o menor problema.
Os grandes casos, na minha visão, são o "relaxo" nos cursos ministrados. Concursos suspeitos. Professores com uma pronúncia risível (caso de língua estrangeira). Orientadores alheios. Mau uso de dinheiro público. Politicagem. Subordinação a outros interesses que não a multiplicação de conhecimento. Guerra de egos. Irresponsabilidade. Corrupção.
Sei que é um texto raso e não falei quase nada, mas quisera eu ter a força de escrita lá dos poetas modernos que viam e verbalizavam num heroísmo espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário