A questão é que todo mundo tem, em algum nível, descamação do couro cabeludo. Isso porque é normal, já que a pele da gente se renova o tempo todo e, para isso, despensa as células velhas. O que rola em quem tem caspa (que pode ser considerada a forma mais branda de dermatite seborreica) é a descamação seca, com placas maiores brancas de pele que ficam presas entre os fios mais perto do couro cabeludo e podem cair nos ombros (o famoso lance de usar roupas pretas e o nome do shampoo Head and Shoulders e tal). O que rola: em quem tem caspa, o couro cabeludo descama mais fortemente e mais aceleradamente, sendo que isso vem de um desequilíbrio causado pelo crescimento acelerado de um fungo, o bendito do malassezia, que vive normalmente no nosso couro cabeludo, mas, em desequilíbrio, ele se alimenta em excesso dos óleos gordurosos do nosso couro cabeludo. Sua proliferação exagerada também irrita a pele em si, causando uma acelerada descamação. Inclusive, com a começão exagerada que esse fungo faz da oleosidade natural aumentar a caspa explica porque no inverno a coisa piora: a gente toma banho rebentando de quente e isso arranca essa oleosidade - ou seja, os fungos e o calor do banho estão raspando sem dó nem piedade a oleosidade natural da sua pele, tem mais é que produzir caspa ao extremo.
What to do? Eu não acredito muito em shampoo de beleza para caspa. É uma questão de saúde (eu tenho drematite seborreica, já falei aqui que eu trato com shampoos medicinais e um pouco mais sobre oleosidade e tal). Recomendo produtos que combatam seriamente essa condição, produtos com zinco são ótimos, mas acho que o melhor pra qualquer um é consultar um dermatologista que vai identificar o seu tipo de dermatite e sacar qual produto e a frequência de uso. No link que eu botei eu falo de quais eu uso, foram muito bons pra mim - e como eu sempre digo: dica de produto não significa nada!!!! Você não tem meu cabelo, minha pele, minha dermatite, nada. O melhor é consultar um médico que vá te indicar o que fazer, mas o caminho das pedras é esse: shampoos medicinais (compra-se em farmácias) e produtos com zinco, alcatrão, sulfatos em geral que são bem limpantes. Lave a cabeça todo dia (ou, no máximo de dois em dois dias) bem lavadinha e não durma/ coloque chapéu/ prenda o cabelo molhado. NUNCA. Cabelo limpo, além de ser bom pra sua imagem, é importantíssimo pra quem sofre de caspa, além de deixar o cabelo secar solto (pra evitar que ele arme, usa um finalizador nas pontas. eu uso o óleo de argan da Alfaparf, já falei dele aqui no blog em algum post do cronograma. é maravilhoso).
Resumo da ópera: cabelo limpo, lavado sempre, com shampoo correto, nada de creme/ condicionador/ finalizador próximos à raiz e secagem livre - e uma água menos quente no banho, se der - vão ajudar muitíssimo pra quem sofre com as coceiras e a chatice da caspa.
Um a mais pra vocês (lembrando que não acredito nesse shampoo, é entretenimento só). Olha que beleza:
Nenhum comentário:
Postar um comentário