sexta-feira, 3 de maio de 2013

Organizando didaticamente: cronograma capilar

     Eu senti que estava falando muito picotado das coisas... acho que se eu organizar em um post as informações de tempo e alguns produtos vai facilitar bem.
     Então as fases da recuperação capilar são: Hidratação (H), Nutrição (N) e Reconstrução (R).
     A Hidratação é feita com máscaras à base de frutas, ervas (plantas em geral), pantenol, vitaminas, coisas não gordurosas. É a fase de reposição hídrica, ou seja , colocar água no cabelo.
     Na Nutrição você vai nutrir o fio de coisas mais gordurosas, mais nutrientes. Vai usar óleos e manteigas em geral, tutano, mandioca, argan, karité, entre outros.
     Já a Reconstrução vai repor proteínas perdidas, já que elas são os "tijolinhos" de que é feito nosso corpo. Aqui você vai procurar produtos que contenham arginina, queratina (final -ina).

TEMPO:
Em toda lavagem de cabelo você deve usar um produto. Veja:
Semanas -
1 - H
2 - H
3 - H
4 - N + H
5 - H + R

Comassim:
     Nas primeiras três semanas você vai usar somente os produtos da hidratação. Encontre uma máscara que tenha tempo de pausa maior (a partir de 15 minutos) e uma de 3 minutos. Assim, você usará 1 vez por semana essa máscara mais longa e, nas outras lavagens, a mais curta: dessa maneira, em todas as lavagens você estará aplicando hidratação.
     Na quarta semana você vai nutrir o fio. Perceba que nas 5 semanas de cronograma a hidratação está presente, porque ela é a que mais foge do cabelo e também é a mais necessária a ele. Nesta semana você vai fazer a umectação com óleo (na noite anterior usar o óleo, aquecer, dormir e lavar pela manhã) e 1 vez vai fazer a máscara. Geralmente as máscaras de nutrição têm o tempo de pausa mais longo, não encontra-se as de 3 minutos. Essa fase pode ser feita por duas semanas se seu fio quebra muito fácil por estar duro, sugiro que seja o seu caso fazer duas semanas dessa rotina da nutrição + hidratação (É fácil identificar pegando um fio e tentando arrebentá-lo. Se arrebenta muito, muito fácil, está seco. Se está igual a um elástico, está precisando de proteínas - meu caso. Se está duro e sem nenhuma elasticidade, precisa de nutrição, e nenhuma reconstrução. Seja qual for o caso, é importante seguir o cronograma na ordem!!!! Pode-se adaptá-lo dando-se mais atenção a uma fase do que a outra, mas jamais pule fases!).
     Na última semana perceba que eu coloquei H+R e não R+H; de propósito: você vai hidratar todos os dias e reconstruir em apenas um! A reconstrução geralmente é muito eficaz e se feita demasiadamente, deixa seu cabelo muito duro, com excesso de "tijolinhos". Se seu cabelo sofre com química pesada (descolorações seguidas, alisamentos e afins), você precisará de mais reconstrução. NÃO EXAGERE - os resultados são péssimos. Faça mais uma semana da rotina de reconstrução.
     Se você identificou o problema do seu cabelo e quer reforçar uma das fases minha sugestão é fazer mais uma semana seguindo o esquema: não faça, por exemplo, dois dias de R na mesma semana, entendeu?

FUGIR:
     Produtos que não tratam e fazem mal:
Silicones
Óleos minerais
Parabenos
Petrolatos
Parafinas
     É tarefa hercúlea achar produtos sem nenhum desses componentes. Existem muitas meninas que não os usam pois fazem a rotina No/ Low Poo (sem/ pouco shampoo), que usam produtos sem sulfato (que resseca muito o cabelo, é o detergente do shampoo) e, por isso, não podem usar esses compostos aí em cima, que agarram na fibra capilar e só podem ser tirados com o sulfato. Eu não posso fazer essa rotina pois tenho dermatite seborreica e é justamente o sulfato que me salva. Mas nada me impede de escolher produtos que tenham menos desses compostos do mal.
     Uma maneira de saber isso é lendo rótulos: os compostos que vêm listados primeiro são os que têm maior concentração no produto, ou seja, se seu produto tem mais Dimethicone (silicone) do que o princípio ativo que promete, isso é um problema.
     Como últimas dicas, use sempre os cremes abaixo da orelha pra não exacerbar sua raiz de oleosidade, cuidado com sua vizinha que manda você passar maionese na cabeça e leia os outros posts do cronograma capilar!
     Qualquer pergunta, estamos aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário