sexta-feira, 17 de maio de 2013

Olheiras: nem precisa de subtítulo

     Quem acorda/ passa a vida sem se olhar no espelho e ver olheiras provavelmente não trabalha/ não tem vida acadêmica. A Larissa, mestranda em Literatura pela PUC-RJ (chique, né?) reclamou comigo das olheiras. Claro que aumentaram: ela tem que ir ao Rio estudar, acorda super cedo pra pegar o ônibus, lê mil coisas, etc etc etc. Quem não passa por coisas semelhantes? Claro que existe também um fator genético a ser considerado, mas há o ambiente - e as cagadas que a gente faz.
     A questão é: a pele abaixo dos olhos é muuuito mais fininha que a do resto do corpo (uns 0,4 mm, enquanto no corpo é de 2mm de espessura), e daí que fica muito mais visível qualquer situation ali. Acúmulo de pigmentos, vasinhos e gordura abaixo dos olhos são as principais causas das manchas. Mas o que causam as causas acaba sendo meio que senso comum. Vejamos o que dá (mais ou menos) pra mudar:

- Não tirar a maquiagem
     Gente, erro de principiante! O pigmento da maquiagem vai manchando a pele, causando olheiras também, potencializando o efeito das manchas que você já tiver. Não durma maquiada.

- Coçar muito os olhos
     Esfregar uma pele tão fininha agride a região e ressalta os problemas.

- Fumar
     [ALÉM DE TODOS OS PROBLEMAS QUE O FUMO CAUSA] Prejudica a circulação - o sangue irriga mal e os vasos ficam danificados, além de ressecar a pele do rosto todo. Já observei também que muitos fumantes fazem careta enquanto fumam (por causa da fumaça nos olhos), o que atrapalha ainda mais - além de causar rugas. O cigarro é um potente envelhecedor - um assassino mesmo, em todos os sentidos.

- Dormir mal/ pouco
     Vamos pular esse, né? Quem é que tem vida ativa que pode dormir 8 horas sempre? E quando chega domingo a gente acaba acordando muito mais tarde, o que também prejudica.

- Não usar protetor solar
     O sol ativa a melanina, que é um pigmento que já pode estar acumulado na região e será potencializado pela ação do sol. Se a sua olheira for amarronzada ( e não roxa), pode ser o seu caso. Um dermatologista pode aconselhar tratamentos específicos.

     Causas há muitas. Eu sou o tipo de pessoa que entende que tem que tirar a maquiagem, não fumo, etc. Mas a questão do sono é um problema porque na maioria das vezes não temos escolha. Então, sendo bastante realista, vamos falar de como contornar o negócio.

- Compressa de chá de camomila
     Batidasso? Sei lá. Pra mim ajuda bem, viu? Camomila tem mesmo um potencial clareador. Além disso, o geladinho da compressa ajuda a contrair os vasos e diminuir a bolsa, se houver. Faça chá e depois coloque os saquinhos úmidos na geladeira e aplique antes de sair por uns dez minutos. Lave o rosto (né, gente, nem precisava falar).

- Hidratação
     Se as pessoas soubessem como a hidratação salva tanta coisa na nossa vida, todo mundo teria pele e cabelo melhores. Hidratar a região com cremes específicos para a área dos olhos ajuda bastante no aspecto escurecido.

- Maquiagem
     Aí sim. Meu preferido e mais eficiente. Vocês lembram das aulas de artes no colégio? A cor complementar do roxo é o amarelo - use um corretivo amarelo. As cores complementares vão se anular, deixando aparecer a cor da sua pele. Existem corretivos que são realmente amarelos, e pode confiar que você não vai ficar com cara de hepatite. Ele neutraliza o roxo (assim como o corretivo verde neutraliza as manchas vermelhas). Use só nas manchas roxas! Eu não uso porque achei o meu corretivo - o da Tracta (famoso). Ele tem uma pigmentação excelente e não craquela nem escorre, muito bom mesmo. Já usei um amarelo, até tenho vontade de comprar de novo. Uma boa marca de maquiagem sempre tem um desses (indico: Contem 1g, Boticário, Vult, Duda Molinos, Tracta, e essas importadas que vocês já estão cansadas de saber - se não estiverem peçam que eu falo).
     Uma coisa importante é saber a ordem em que se maquia - não é regra e cada um sabe como funciona melhor para si. A base é a base - ela vem primeiro no seu rosto. Ela vai até o colo e já servirá como cobertura das imperfeições, fazendo com que você saiba exatamente o que cobrir com o corretivo, já que a base já terá dado uma uniformizada básica na pele. Depois o corretivo nas áreas em que houver necessidade (eu uso base e corretivo líquidos) e, por último, pó compacto, pra matificar (deixar fosco) e segurar tudo no lugar. O meu pó é o baratinho da Avon - Color Trend (cor Bege Médio). Tem dias em que estou com preguiça atrasada e uso só ele pra cobrir um pouco das olheiras. Acho bem bom.

     De qualquer maneira, cara rosto é: sempre siga os conselhos de um dermatologista; use cremes que hidratem com proteção solar e arrume tudo com maquiagem - fazer um bom reboco ainda é, na minha visão, a saída mais eficaz.

8 comentários:

  1. adorei! acho que meu maior problema é falta de sono e excesso de maquiagem, eu sempre esqueço de carregar meu demaquilante quando vou dormir fora, mas já resolvi isso comprando um de reserva pra deixar na residência da minha senhora. vou usar as outras técnicas pra experimentar também. obg, trava! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente! e é sempre pior pq qd vc vai dormir fora quer dizer que, provavelmente, vc se maquiou, pq, né... rsrsrs
      fez muito bem! essas manchas, principalmente pra gnt q usa sempre lápis preto e rímel, são f* nas olheiras.
      depois me conta - como sempre!
      :*

      Excluir
  2. eu costumava fazer as compressas de camomila e elas me serviam muito bem tbm =) eu ouvi falar que passar o bepantol nas olheiras ajuda também (e ajuda mesmo, pq eu testei), mas aí uma semana usando me deu tersol.
    eu tenho um problema sério com tersol, tenho direto, acho que minhas glandulas tem facilidade de entupir (!) e como o bepantol é gorduroso deve ter sido isso que deu o tersol (ou não, só sei que nunca mais usei)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina, a gnt acaba largando as compressas porque não são tão práticas. eu msm tenho preguiça. o bepantol faz td sentido - hidrata e doa vitaminas... a parada do terçol nao sei nada! caraca, é entupimento? tem q ver isso ai, amg! vai no oftalmo!

      Excluir
    2. na verdade tersol é uma inflamação das glandulas, causada por bactéria, mas pode acontecer por uso contínuo de maquiagem, poeira, não tirar maquiagem antes de dormir, essas coisas. já fui no oftalmo amg, meu zói são sensível, mas com compressa morna de água (ou chá de camomila) o tersol somem em uns 2 dias, to até acostumada

      Excluir
    3. gente! taí uma coisa que não sabia. faz todo sentido essa coisa da maquiagem porque quando a gente não tira fica aquela coisinha ali e pode realmente inflamar..... bom saber!

      Excluir
  3. Super curto essa sua dica de cor complementar. Meu corretivo FAVORITO da vida é da Mary Kay - Yellow. Pq será que é o melhor, né?! Ele realmente acaba com qualquer vestígio de olheira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARA
      a mary kay, dizem, é mt boa. nunca testei. amiga, essa parada da cor complementar é a vida na nossa cara: tanto p fazer sombra qt p esconder as coisas

      Excluir