terça-feira, 14 de maio de 2013

Dando sopa

- Momento pra rir do título da postagem.
     Gente, vocês sabem fazer sopa? Muita gente pode estar achando que to de sacanági, mas de acordo com a pesquisa Vox Leitori (rysos) resultou que a maioria das pessoas que visitam aqui são medianas na cozinha - ou um desastre, como se autodenomina a Aline. Aline, você fez o Matheus. Precisa fazer mais nada, não. :)
     A questão é que sopa parece ser moleza demais de fazer: pica legume, cozinha, etc. Mas a questão é temperar e a ordem das coisas. Eu errei umas duas vezes até descobrir o melhor jeito de fazer com que os ingredientes peguem o sabor.
     Importante: eu não uso nenhum tempero de pó - nada de pó, na verdade. Suco, sopa, tempero de mijo, Szon: nada. Aquilo me mandou pro hospital uma vez. Faz MUITO MAL. Não usem! Papai do Céu faz alho, cebola, pimenta, louro... use!!
     Como fazer: antes de tudo, coloque muita água pra ferver. Se você for colocar macarrão, ainda mais. Sobrando mesmo.
foto artística da água fervendo
     Pique cebola e alho e reserve (sempre quis escrever isso!). Pique também os legumes (se alguém vier dar uma aula de que isso é legume isso é fruto vou fechar a internet) e separe.
Uma cebola grande e uma cabeça de alho - muita sopa!

Usei batata inglesa, cenoura e inhame (cará)
     Aí vem o segredo: muita gente cozinha os legumes só no sal e depois faz um "molho refogado" e adiciona à sopa. Acho que assim os pedaços não pegam tanto sabor. Como eu faço: refogo a cebola e o alho em manteiga. Muita manteiga.
Pode-se colocar um pouco de sal nessa fase
      Deixe fritar uns 3 minutos. E, depois, refoga-se os legumes crus picados aí:

Mexa bem pra misturar os caldos produzidos e já iniciar o cozimento por igual
     Nesse ponto sua água já vai estar fervendo. Deixe mais um pouco no refogado e adicione a água fervente. Só depois de cozidos os legumes, adicione o macarrão (gosto de usar conchinha - ou letrinhas e animaizinhos, quando a Ísis está jantando aqui). Esses macarrões cozinham muito rápido, então são os últimos a entrar na panela. Vá experimentando para tirar do fogo enquanto está firme, porque se você deixar cozinhar demais vai virar sopê - sopa de purê.
     Acerte o sal e acrescente pimenta, se gostar - a pimenta calabresa combina muito! Adicione também um pouco de molho de tomate, só pra dar uma corzinha avermelhada, não muito.
     Perceberam que não dou medidas de nada? É porque cozinho assim, bem no olho. Mas é tranquilo, né? Vou tentar medir as coisas pra próxima receita.
     A melhor notícia de quando se faz uma comida é que não houve tempo de tirar foto dela pronta...!
     Arrasa no inverno, né não? Está marcado em gordice e em comida saudável, porque, né.

8 comentários:

  1. Aline (a que se autodenomina desastre na cozinha)21 de maio de 2013 15:37

    AH, sua linda! <3
    eu faço a sopa do Matheus (o que a maternidade não faz), mas ainda não é refogada pq ele tem/tinha muito refluxo e cebola, alho, essas coisas podiam causar esofagite nele =/ então é sopa de hospital mesmo!
    mas eu adoro sopa e vou tentar fazer sua receita pra consumo próprio haha eu falei que fiz as batatas? amor, só isso que tenho pra dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GENTE VC FEZ? Q BELEZAAAAA
      sopinha do matheus deve ser amor, só pq é do matheus! já experimentou manteiga pra dar mais sabor? as vezes a cebole e o alho realmente são mt fortes, mas vc pode variar com a manteiga, se ele puder consumir. veja com o pediatra, claaaro.
      mas to mt feliz de vc cozinhar!!!! :)

      Excluir
    2. depois da sopa pronta eu sempre coloco azeite de oliva (que é amor). quando faço purê, carne moída, essas coisas que não são sopa (haha) aí eu uso manteiga, ele pode! o/

      Excluir
    3. ah, que delícia! menino Matheus desde muito cedo herdando a fineza da mãe.
      po, depois fala que é um desastre na cozinha!!! faz umondicoisa! e eu sei que criança cospe tudo se não estiver bom, eles são mt sinceros: a Ísis sempre fazia isso hahahaha

      Excluir
  2. Amiga, vc sabe que to toda light agora. Vamos fazer uma sopa gostosa qqer dia desses? Com mto legume gostoso e uma carninha, pq ngm é de ferro, hahahaha. Ótima dica, eu nunca fiz, só como mesmo a sopa da mamys ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a sopa da sua mãe é vida, é amor, é justiça.
      vamo fazer sim.
      uma sopa alhosa, alhuda, alhenta (lembra?) hahahahahahaha

      Excluir
  3. Hahahahahahahahahaha. Claro que lembro. E cebolosa, ceboluda tbm, preciiiiiso!

    ResponderExcluir