segunda-feira, 22 de abril de 2013

Hidratação capilar - como fazer

     Depois da postagem sobre a ordem que se deve tratar o cabelo, vim hoje falar sobre como fazer a primeira fase: hidratação propriamente dita. Na verdade existem várias maneiras de fazer isso, o que vou fazer é expor o meu método e passar umas dicas mais gerais sobre.
     O que é importante saber:
1 - Nosso cabelo é mais oleoso na raiz, ainda que seja seco, por causa da proximidade com as glândulas do couro cabeludo. Não passe cremes nessa área: aplique da orelha pra baixo (eu, inclusive, tenho dermatite seborreica e tenho que usar shampoos medicinais e nem posso pensar em creme na raiz. Depois falo sobre);
2 - O tempo de ação do creme deve ser respeitado: se está escrito 20 minutos, ficar 40 minutos não vai potencializar o resultado. Pode até piorar. Eu até curto, com os cremes de hidratação (se fizer isso com os de reconstrução seu cabelo vai ficar duro!!!) passar uns minutos;
3 - Se o seu cabelo está com aspecto bem mal tratado, faça hidratações de 3 minutos sempre que lavar o cabelo (vou explicar mas abaixo).

     O que fazer: já comprou os produtos, né? Falei sobre eles aqui, mas até repito - máscaras de frutas que prometam hidratação (não nutrição, não reconstrução) e que tenham ingredientes mais simples, tipo frutas, plantas, ervas. Também deve ter como primeiro componente listado a água (water/ aqua). Também é legal usar produtos com vitaminas: pode ser na própria máscara ou uma ampola, que se mistura no creme.
     Comprar shampoo de frutas adianta?
     Geralmente não. Como já falei, o shampoo vai limpar, o creme é que vai tratar. Ou seja: tem que usar máscara mesmo. Cuidado com as armadilhas do creme para pentear: é uma estratégia colocar silicones aos montes neles para que você ache que seu cabelo está mara, quando na verdade você o está besuntando para manter no lugar. Nem preciso falar dos reparadores de pontas, né? Não é que eu seja contra, eles podem ajudar no visual, mas acho que fingir que o problema não existe não ajuda em nada, além te te condenar a usar esses produtos sempre - até que não adiantem mais.

     O que é legal fazer: comprar uma máscara de três minutos pra usar toda vez que lavar o cabelo e uma de vinte minutos (meia hora, quarenta minutos dependendo da marca) pra fazer uma vez por semana. Pra saber isso é só ler lá no modo de uso. Ignore quando eles falam que é pra usar depois do condicionador. Ignore.

     Na prática o que a gente faz: lava com shampoo (shampoos bons, né gente, tipo Pantene, Elseve, Dove), passa a máscara de 3 minutos, enxagua e passa condicionador. Sim, tem que usar condicionador pra fechar as cutículas e tem que ser depois da máscara porque senão seus fios estarão com as cutículas fechadas e o produto não vai "entrar".
     Na hidratação mais longa semanal você pode misturar a ampola de vitaminas. Não misture a ampola no pote de creme, separe duas colheres de sopa do creme em uma vasilha de cosmético (plástica) e misture com a ampola. Aplique no cabelo lavado e faça touca. Depois enxague e passe condicionador.

*touca: se você não tiver touca metálica, vale usar papel alumínio - coloque o lado brilhante pra dentro e enrole a cabeça. Coloque uma toalha por cima pro seu marido não achar que você está tentando bloquear um sinal alienígena (e também ajuda a aquecer).
  
     Essa rotina é muito eficiente mesmo. Eu até fiz um dia de misturar extrato de babosa (tirado das plantas daqui de casa mesmo) mas não acho que foi tão eficiente. O efeito melhor que tive foi com estes produtos:

Broto de bambu, da Novex - 20 minutos. Misturei com a ampola abaixo

Ampola de vitaminas A, E e B5, da Vita Seiva. Já tinha usado uma vez, coloquei mais ou menos um terço na minha mistura com o creme

Não sei bem o que a Pantene entende por reparação, mas como os ingredientes são de hidratação, usei e deu certo. 3 minutos

Catei a foto da própria Garnier - Reidratação 72 horas Manteiga de cupuaçu. Apesar de falar que é manteiga eu me apeguei mais aos componentes em geral, que são hidratantes. 3 minutos
     Tenho usado meu shampoo medicinal + shampoo e condicionador Pantene fusão da natureza.
     Na fase da hidratação os cremes mais baratos costumam funcionar bem. Relembro para que olhem se não têm muitos compostos de silicone, que fingem que seu cabelo tá ótimo e não tratam. Esse cronograma pode ser feito durante três semanas e aposto com vocês que só a hidratação já vai melhorar MUITO seu cabelo - ainda que falte a nutrição e a reconstrução, nosso cabelo precisa muito (e sempre) de água. Até porque os processos químicos e agressões deixam o cabelo poroso fazendo com que ele não a retenha, ou seja, você deve reidratar sempre.
     Estou na terceira semana da minha hidratação. Semana que vem a gente fala de nutrição.
     Leia também um resumão do cronograma.

8 comentários:

  1. "Coloque uma toalha por cima pro seu marido não achar que você está tentando bloquear um sinal alienígena (e também ajuda a aquecer)." HAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. experiência própria em nome do jornalismo verdade.

      Excluir
  2. Amiga, vc tá salvando o que resta do meu cabelo o// também adorei a dica pra não assustar os conjuges hahahahahahhaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa parte é essencial!! hahaha #henriqueagradece ai, amiga, vc nao sabe como fico feliz de ter te ajudado. essa parada da mts resultados bons, quero ver vc, fina, diva e absoluta! saudade!

      Excluir
  3. Esse broto de bambu da Novex e a Ampola pra mim é novo, vou experimentar ! Os outros eu tenho, e realmente eu gostei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li, compra q vc não se arrependerá jamais! sério mesmo! seu cabelo é mara, mas como falei, a gente sempre precisa hidratar!
      mil bjs!!

      Excluir
  4. Joyce, sua linda, assim que vi seu ultimo post ja comecei a procurar. Ja vou ali na Megavale comprar TUDO!! Super confio em vocè e o meu cabelo esta gritando por socorro :). So tive uma duvida: a hidratação de 20 minutos, você faz 1 vez por semana durante as semanas de hidratar?? Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso msm, pam! vc vai faezr tres semanas de hidratação e uma vez a cada semana dessas vc faz a mais longa. eu gosto de fazer as mais curtas tds os dias, como falei. vc tb tem um cabelo ESPETACULO, mas certeza q vc vai sentir resultados.
      muito obrigada, mesmo!!!!!!!

      Excluir